Vou falar um pouco sobre o que é um curso de pintura. Vale ressaltar que falo como aluna e jamais do alto do posto de professora , nem me cabe tal prepotência. Quem sabe um dia quando eu achar que sei alguma coisa. Bom estou me valendo dos livros e apostilas que juntei durante os três anos que estudei e com toda a outra base de estudos que adquiri nesse tempo, além dos resumos sobre arte do professor e pintor INGRES SPELTRI, lecionou para mim no segundo ano.
Decidi por fazer este tópico já que vejo muitas duvidas de amigos que me rodeiam atualmente sobre arte e o que ela representa. Então para tentar ajudar a sanar uma parcela de suas dúvidas coloco aqui o que sei sobre o assunto.
A pintura, mãe de todas as artes gráficas nos ensina a compor, a organizar e a criar, formas, cores e tons. Não confundir com artesanato ao ver um pano pintado, uma toalha bordada, um vasinho decorado. Issos e enquadra em lazer, passatempo, nada tem a ver com arte ou o “fazer arte”. Que não é simples como muitos pensam. Há que se ter responsabilidade, dedicação e muito esforço para se chegar a bons resultados. Por não ser uma ciência, não há receita é mais como uma atividade filosófica onde o que temos são conceitos, interpretações e axiomas diversos. Onde a capacidade intelectual é o que faz entender o exposto.
Esqueçam o misticismo por traz disso tudo! O que filmes mostram ainda hoje é uma emoção vivida no século 19 talvez mas que hoje mudou completamente.
O que a pintura faz é enriquecer o individuo e valorizar a humanidade. Olha que lindo! E com muito suor!
Algo é definido como arte segundo valores atribuídos ou seja o valor de uma obra se dá pelo que ela representa. Não existe uma balança que faça a medida do seu teor artístico. O que se verifica é qualidade técnica dos claros e escuros, o grau de criatividade na organização dos elementos, e habilidade com os materiais, o estilo do autor, o domínio e ritmo das pinceladas. Mas por outro lado o quadro pode ter tudo isso e não ser uma obra de arte. Apenas um trabalho tecnicamente correto porém sem mensagem e sem linguagem.
E por sinal só na arte é possível se ter plena e total liberdade para questionarmos suas atribuições daí a dificuldade de conseguir agradar um público considerável.
Então considerando como já disse que o que vale é a capacidade intelectual do espectador nada mais honesto do que dar cultura a um povo que não possui bases sólidas para tecer considerações plausíveis sobre arte. A ínfima camada de pessoas habilitadas acaba por monopolizar esse direito e o faz muitas vezes de forma suspeita, manipuladora e subjetiva por demais para ser tratado como universal.
Bom amores por hoje é isso...tem muito mais a ser dito! Cenas do próximo capítulo! Beijos!
Vida minha vida minha podem me chamar de brega até mesmo de infantil eram momentos que ficávamos presos em frente a TV rindo com esse seriado,espera seriado ? considero como um longa metragem aonde vai acabar nossos filhos ? netos ? bisnetos ? não sei só sei é um humor inocente aonde riamos de coisas tão simples e era as melhores risadas, lembro me de quando eu trabalhava no hospital e chegava la de madrugada e meu amigo estava em altas gargalhadas assistindo chaves ahh que tempo bom.
ResponderExcluirAssisto ainda mais não com a Frequência de antes mais ainda dou risada ahh e que risadas vida minha vida minha podem me chamar de brega e até infantil . #CHAVESFOREVER
Ass: Juliano Cassiano
nossa juventude foi ótima Ju...espero sê-lo pros nossos filhos, netos e toda geração que vier...espero de todo coração que no mundo em que viverem existam alegrias como essa!
ResponderExcluir