sábado, 9 de julho de 2011

Vamos lembrar juntos o que estamos comemorando hoje...ou que deveríamos comemorar pelo menos...


Podemos partir ta crise de 1929.  Quando ao fim da Primeira Guerra os EUA emergem como potência econômica, níveis máximos de produção e consumo. Tinham dinheiro para dar e vender literalmente. Emprestavam e investiam principalmente nos países da Europa arrasados. Era uma forma de investimento. A ganância fez com que a economia andasse desenfreada. Nesse momento a Europa reergue-se. A produção passou o que se poderia consumir. Decidiu-se por estocar o excedente.  Porque segundo especialistas não haveria possibilidade de se brecar a produção. Então Hoover manteve o liberalismo econômico. Bom, colapso agrícola, depois industrial, desemprego. Quem especulava no mercado de ações ficou cabreiro e parou. CRACK da bolsa de valores. Veio a chamada GRANDE DEPRESSÂO que passou pelo país norte americano atingindo o mundo capitalista. E dando bases para mais uma guerra.
Com Franklin Roosevet veio o New Deal, uma política econômica intervencionista. Obra publica era a palavra de ordem. Gerar empregos era o objetivo.
O mercado mundial foi abalado devido ao baixo custo das matérias primas e os países exportadores sentiram a crise. Alemanha, Grã Bretanha...
Na América latina, antes dominada pelo investimento americano, agora se vê sem a expansão interna, obras paradas e desemprego.
No Brasil, revolução de 30, a crise mundial atinge o setor cafeeiro que encontrava-se dissociado do governo federal que lhe negou apoio na crise.
Com: Delfim Moreira (1918-1919),  Epitácio Pessoa (1919-1922), insatisfação com o sistema político e a República, surge o “Tenentismo”, Artur Bernardes(1922-1926), agitação militar...governou sob estado de sitio, Coluna Prestes, Washington Luís(1926-1930), rompeu com a política do café com leite. A revolução de 30 o depôs. Os militares descontentes receberam o apoio da classe média.
...continuando: Governo Provisório(1930-1934), Revolução Constitucionalista de SP e Nova Constituição,  os paulistas exigem um representante civil e paulista! Morrem os 4 garotos: MMDC, compra e queima de excedentes do café....continua...
Bom e aí surge o 9 de julho de 1932.

Para quem nem sabia que hoje era feriado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário